hit counter
Unique Visitors

4 October 2006

Turnos para pedintes

Não que tenha alguma coisa contra pedintes, cada um tem a vida que tem mas, sinceramente, já que andam no Metro a pedir às pessoas que pacatamente se deslocam, ao menos que o façam como deve de ser.

Passo a explicar.

No outro dia, entrei na estação do Metro de Anjos, logo ai, apanhei uma senhora e pedir esmola, na estação seguinte (Arroios), a senhora sai, na estação seguinte, (Alameda), entra um senhor também a pedir esmola, na estação seguinte, (Areeiro) sai e logo de seguida entra outra senhora! Isto quando em vez de uma senhora não aparece um rapazito com um acordeão e um cão do tamanho de um rato.
Resumindo, em 4 pequenas viagens, 3 foram feitas com pedintes na carruagem.

Sigam o meu pensamento, as pessoas ao verem o primeiro pedinte, deram os trocos que tinham na carteira, ao verem a segunda, como já não tinham trocos... desviavam o olhar e ao verem a 3ª pessoa, suspiravam.

Vejo duas soluções, uma passa pela instalação de Caixas Multibanco (ATM's) em todas as carruagens para que assim, se eu gastar os trocos com um pedinte, posso logo ali levantar 10 euros e dessa forma já posso dar ao seguinte e por ai fora. Outra solução é simplesmente arranjar um sistema de turnos onde sempre que um mendigo chega ao Metro sabe logo se naquele instante as carruagens já se encontram sob o domínio de outro mendigo e assim saber para que estações se deve dirigir. Numa versão mais tecnológica, o mendigo pode enviar uma SMS e saber dali a quanto tempo se pode dirigir a uma determinada estação para iniciar a actividade de mendigação.

Vamos fazer mais pela nossa cidade!

Labels: