Não é meu habito meter aqui post de informática, apesar de frequentar o curso de Engenharia Informática, porém, estava hoje a começar a esfolhear a Proteste de Dezembro e logo na 3ª página vi um artigo que me interessou, não é nada que já não se estivesse a espera mas... cá vai!
"O Windows Vista, sucessor do Windows XP, será lançado no final de Janeiro próximo. Para já, a Microsoft disponibiliza, no sítiona Net www.microsoft.com/portugal/windowsvista, o "Windows Vista Upgrade Advisor RC". O programa serve para verificar se o seu actual computador suporta o Vista. Existem várias versões do Windows Vista, que podem ser adaptadas ao perfil do utilizador. Estas versões exigem também computadores diferentes.
A versão mais básica do Vista não difere muito da do XP, mas, nas mais completas, equipadas com o novo interface Windows Aero, a configuração necessária é bastante mais exigente, sobretudo ao nível da placa gráfica.
Testámos o funcionamento do Windows Vista Upgrade Advisor RC no estudo a computadores de secretária e portáteis... Resultado: o programa é pouco fiável. Se, no início, refere que o computador está bem equipado para correr o Vista, mais tarde, poderá avisar que a placa gráfica deve ser substituída por outra mais potente. Por isso, se pretende usar em pleno as versões com interface Aero, o melhor é esperar pelo lançamento do Vista antes de comprar um computador novo"
in: Proteste Dezembro 2006
No mínimo acho isto curioso... será que a MS vai conseguir vender o Vista a curto prazo? Sim porque não estou a ver dezenas de milhares de pessoas a fazer um upgrade completo ao PC só para poderem correr o Vista na sua plenitude, com todas aquelas aplicações abixanadas e 3D!
Outro pormenor, acho muito provável que com a introdução do Windows Vista, quando uma pessoa for comprar um PC novo a uma loja e este já venha com o novo SO, é muito possível que o preço dispare em flecha... simplesmente porque o Vista requer hardware potente e recente, logo... caro!
Labels: Tecnologias