hit counter
Unique Visitors

26 March 2007

Salazar está perdoado!

Fiquei ontem à noite a ver atentamente os últimos 45 minutos da final do programa da RTP "Grandes Portugueses". Já me tinha constado que dia 24, numa sondagem Salazar estava à frente com mais 20 mil votos do que o 2º classificado, porém queria ver com a confirmação. E assim foi, Salazar de facto ficou em primeiro lugar com uns expressivos 41% de votos!

Possivelmente, ou pelo menos quero acreditar que sim, grande número dos que votaram em Salazar, votaram como forma de protesto contra a actual situação do país!

Aqui ao lado podemos ver uma reprodução da cadeira que, ao contrário do que se conta que foram os capitães de Abril os responsáveis pela queda do governo, foi esta cadeira a verdadeira mentora do "projecto de libertação do regime ditatorial".
Mais, para além de ter sido o cérebro de toda a operação que só terminou no dia 25 de Abril de 74, foi ela que com os próprios apoios para os braços(apoios esses que viria a perder num acidente de camião anos mais tarde quando era transportada para Paços de Ferreira para ser restaurada) matou Salazar e tornou ainda mais possível a revolta popular!

Penso que esta cadeira no fundo é o Grande Português do séc. XX.

Pessoalmente não votei em Salazar e por mais polémica que surja em redor desta vitória, não podemos nunca dizer que foi uma das figuras que marcou a nossa história.

TOP 3 dos Grandes Portugueses:
Dr. Oliveira Salazar
Álvaro Cunhal
Aristides de Sousa Mendes

Labels: