hit counter
Unique Visitors

13 April 2007

300

Filme: 300
Produção:
Frank Miller
Direcção:Zack Snyder (Produtor de Robocot)
Cast:
Género: Actção / Aventura / Drama / Adaptação / Guerra
Estreia: 9 de Março de 2007

Duração: 1h 56m

Estúdios:
Warner Bros
Site Oficial:
http://300themovie.warnerbros.com/
Nota: 9/10


"300" surge-nos como uma adaptação da excelente obra gráfica de Frank Miller "Sin City".

É o primeiro grande Blockbuster de 2007, ficando apenas atrás de "Matrix Reloaded" e "A Paixão de Cristo", isto só no primeiro mês de exibição.

"300" relata
um dos mais importantes acontecimentos da Antiguidade: a luta até à morte do rei Leónidas (Butler) e três centenas de soldados de Esparta contra mais de uma centena de milhar de soldados persas de Xerxes em 480 a.C., no que ficou conhecida como a batalha de Termópilas.

Ao início pensei, "já não via tantas mamilos desde o filme - American Pie: Naked Mile" mas depois percebi que não era sobre isso que se tratava o filme e lá continuei.
Com um relato constante ao estilo "narrador", ao longo do filme vamos ouvindo uma voz - a de Leónidas - que nos vai dando a conhecer os seus pens
amentos, pormenor que me agradou mesmo muito. Já não via tanto sangue desde "Kill Bill", tendo "300" de longe mais cabeças a rolar, espadas espetadas nos peitos e lanças atravessadas em pescoços. É um filme mesmo muito violento, Miller não se poupou e conseguiu retratar a dureza que foi a jornada da Batalha de Termópilas.

Ví planos simplesmente brilhantes durante o filme, e tendo em conta que quase a totalidade do filme foi gravado com base na técnica do "fundo verde", o jogo de cores é espectacular e as paisagens muito boas.



Falando de coisas menos boas, existem algumas falhas, principalmente relativamente a factos históricos. Segundo sei, os Persas não utilizavam a palavras "Deus" para se referirem à mais alta personalidade mas sim "O Rei dos Reis" e em variadas cenas podemos ouvir chamar "Xerxes" de Deus. Ainda relativamente aos Persas, estes na antiguidade nunca invadiram África nem sequer lá foram mas no entanto, grande parte do exército são homens de cor! Facto interessante.
Depois, todos os Espartanos têm ar de modelos saídos directamente de uma agência de Modelos, ok... então mas e os lutadores Persas porque é que têm todos um ar nojento tipo Ogre? Se formos procurar um bocado pela net, percebemos que não era bem assim...

Resumindo, à parte destes pequenos desajustes históricos, o filme faz uso de excelentes efeitos visuais, ao estilo "Sin City", o som está igualmente bom e temos muita acção que é o que se quer neste estilo de filme!

Vale a pena ver!


Labels: