
Informados de quem seria o proprietário e vindo a saber tratar-se de um pastor protestante, pediram-lhe que lhes mostrasse a pequena propriedade.
A casa, tanto pela sua comodidade como pela sua óptima situação, agradou muito aos visitantes e acordaram o arrendamento para a próxima estação.
Regressados a Inglaterra, discutiram muito sobre a planta da casa, quando de repente, falando sobre a utilização de diversas divisões, a senhora lembrou-se que não tinha visto o WC.
Confirmando o sentido prático dos Ingleses, escreveram imediatamente para saber pormenores, tendo a carta sido formulada da seguinte maneira:
"Gentil Pastor: Sou um membro da família Inglesa que há pouco o visitou, com o fim de alugar a sua propriedade no próximo Verão, e visto todos nós termos esquecido um detalhe, agradecia que nos informasse onde se encontra o W.C. ..."
O Pastor não compreendeu o significado das abreviaturas W.C. e julgando tratar-se da capela ("White Chapel") respondeu nos seguintes termos:
"Gentil Senhora: recebi a sua carta e tenho o prazer de comunicar-lhe que o local a que se refere fica a 12 Km da casa. Isto é muito cómodo, sobretudo se tem hábito de lá ir frequentemente. Neste caso é preferível levar comer para ficar lá o dia todo. Alguns vão a pé, outros de bicicleta, outros de automóvel. Há lugar para 400 pessoas sentadas e 100 em pé. O ar é condicionado, para evitar o inconveniente de aglomerações. Os assentos são de veludo e aconselha-se chegar cedo para apanhar lugar sentado. As crianças sentam-se junto dos adultos e todos cantam em coro. À entrada fornece-se uma folha a cada pessoa, mas se alguém chegar depois da distribuição pode usar a folha do companheiro do lado. Tal folha deverá ser restituída para ser usada durante um mês. Existem ainda amplificadores de som. Tudo o que se recolhe é para crianças da região. Fotógrafos especiais tiram fotografias para jornais da cidade de modo a que todos possam ver pessoas no cumprimento de um dever tão humano."
Fonte: desconhecida