hit counter
Unique Visitors

11 July 2007

Dejá Vu (Review)

Filme: DéjáVu
Guião:
Direcção: Tony Scott
Cast:
Género: Acção/Drama/Sci-Fi/Thiller
Estreia: 22 de Novembro de 2006
Duração: 128 minutos
Estúdios: Touchstone Pictures
Site Oficial: Aqui
Nota: 9/10

Deitei-me no sofá para ver o filme, já me tinham falado bem e eu ia com muitas espectativas embora não soubesse ao certo do que se tratava mas estas coisas de Déjá Vus's sempre me intrigaram desde o filme Matrix 1.

O filme começa com um atentado terrorista num FerryBoat na cidade de Nova Orleães e é após a tragédia acontecer que nos surge o detective Doug Carlin destacado para recolher provas e tentar encontrar o culpado.
Doug começa-se então a emaranhar em dúvidas em pequenas "dicas" que o levam a ter a sensação de Déjá Vu e que não o fazem desistir de tentar salvar centenas de pessoas vítimas do atentado.
A certa altura, Doug descobre que é possível revisitar, de certa forma, o passado e é a partir dai que começa a verdadeira luta contra o tempo.

É sempre arriscado para um guionista fazer um texto sobre o tema "viagens no tempo", é algo controverso e que não tem uma teoria minimamente aceitável, porém, a certa altura lembrei-me do velhinho "Back to the Future" quando Doc está a explicar a Martin em que concistem as viagens no tempo e que alterações elas podem provocar na linha "espaço/tempo".
Mesmo para os cépticos em relação ao tema, este filme é suportável.
Gostei da abordagem e do bombardear de informação que a certa altura nos atinge, não é daqueles filmes em que um gajo pode estar a olhar pro lado e a pensar no amanha, há que estar atento aos mais pequenos pormenores porém este "bombardear" não é constante e às vezes (poucas) podemos respirar.

Esta é a parte Sci-Fi da coisa, em relação à parte Acção propriamente dita, não existe em demasia porem existe nos momentos certos mas sempre moderadamente pois este não é propriamente um Dia Hard 4.0.
O auge é sem dúvida a perseguição que Doug leva a cabo, meio no presente meio no passado, muito bem conseguida.


Em relação à parte Romance, esta não é claramente a mais importante porém, discretamente tem o seu "big rolle" na história. Descubram vocês mesmos.





Resumindo, é um grande filme e os produtores juntamente com a realização fizeram um excelente trabalho muito ao estilo de "Face Off", esse outro grande filme.

Labels: ,