hit counter
Unique Visitors

14 October 2007

Será o Google o BigBrother?

É a velha conversa do "seguro" contra o "invasão da privacidade".
Descobri hoje que introduzindo uma simples linha no campo de pesquisa do Google, temos acesso a centenas e centenas de cameras espalhadas pelos 4 cantos do mundo, umas situadas em ruas, outras em casas, hotéis, bares, tudo!

Até que ponto tudo isto é legal na nossa sociedade? Que direito temos nós de ver e seguir a vida das outras pessoas? Mas e será que o facto destas cameras estarem espalhadas por todo o lado, o crime pode baixar? Será do nosso interesse podermos "espreitar" a webcam num Bar e ver quem lá passa e usar as imagens para fins menos "saudáveis"?
Então e naquelas situações em que a captura de um fugitivo só foi possível devido à utilização de cameras de vigilância? Ou aquele violador que já era procurado aos anos e que foi apanhado porque entrou num banco com vídeo vigilância?

Argumentos e contra argumentos válidos e discutíveis.
Eu cá concordo que se utilizem cameras nas cidades, vigilância de tráfego, bancos, discotecas, grandes empresas, tudo tem é de ser feito com a máxima discrição e anonimato. Ok, não vivemos num mundo perfeito e claro que vai sempre haver alguém a tirar proveito disto!

Em que é que ficamos?

Para quem ficou curioso, vá a www.google.com e no campo de pesquisa introduza a seguinte frase: inurl:/view/index.shtml

Labels: