hit counter
Unique Visitors

11 January 2008

Charlie Wilson's War - Tom vs Comunismo

Pois é, "Charlie Wilson's War" é um bom filme, até nem sou um grande apreciador de Tom Hanks, acho até que ele tem uma forma única de representar e por mais papeis que faça em todos eles Tom Hanks surge com a mesma postura, com as mesmas expressões, não é um actor muito versátil digamos mas apesar disso gostei de ver Charlie Wilson, um personagem cativante
que gosta de boa vida, mulheres e diversão mas que contudo consegue praticamente sozinho ganhar a guerra fria.

O filme em si, aspecto negativo para os efeitos especiais usados principalmente nas partes em que se viam helicópteros a disparar... muito mal feitinho mas vá... isto não é nenhum Matrix!
De bom este filme tem o humor, nos momentos certos e nas quantidades certas, é incisivo na história sem muita coisa para distrair e que desprendem a atenção do foco central.

Lí aqui o seguinte comentário: "Já perto do final o personagem interpretado por Hoffman fala numa varanda com o personagem interpretado por Tom Hanks. No fundo ele está a tentar alertá-lo para o perigo de se abaondonar o Afeganistão depois de o terem ajudado. Hanks não parece estar realmente a ouvi-lo. Mas Hoffman diz-lhe: "Escuta bem o que te digo!". E não diz mais nada. Passamos para um plano do rosto de Tom Hanks, e ouve-se, bem ao fundo, um avião que os sobrevoa. Grande parte dos espectadores nem se aperceberão deste detalhe. Mas o som daquele avião depois de Hofman dizer "Escuta..." é provavelemente o melhor plano de cinema que teremos este ano em Portugal."

Ora isto coincidência ou não encaixa na perfeição!

A meio do filme pensei "porra mais propaganda aos Americanos" mas no fim a coisa até me surpreendeu e a visão imparcial de Mike Nichols foi como um brinde no final da história. É bem verdade que os US and A só lá ficam para bombardear e depois dão à sola e na maioria das vezes acontece o que aconteceu no Afeganistão, os EUA não ganham a guerra, há alguém que ganha a guerra por eles, que faz a parte suja do trabalho e que morre para salvar os mais novos e o país que depois da guerra é deixado ao abandono e completamente destruído.

Vai acontecer o mesmo com o Iraque, para destruir foram lá mas agora vão-se e o dinheiro vai-se também. Isso o filme deixou bem explícito e agradou-me a ideia passada!

Labels: