hit counter
Unique Visitors

11 July 2008

Mac Tip 1 - Apagar ficheiros do disco!

Como muitas pessoas não devem saber, ao enviarmos um ficheiro para a reciclagem e depois indo lá apagar esse ficheiro, na realidade o ficheiro não é apagado.
Ao mandarmos apagar todos os ficheiros que temos na reciclagem, apenas estamos a mandar o OS utilizar o espaço equivalente desses dados e escrever por cima nova informação. No fundo não estamos a apagar por completo todos os dados e isso com o passar do tempo começa a ocupar cada vez mais e mais espaço em disco. Normalmente só damos por ela quando começamos a olhar para o espaço em disco e pensamos, "mas que raio, eu nem tenho quase nada no disco como é que é possível só ter este espaço ocupado..."

Pois bem, hoje vou aqui explicar uma forma muito simples e directa de remover por completo os dados que queremos mesmo apagar do nosso disco.

Para tal basta seguirem os 3 passos seguintes:
  1. Mover o ficheiro que desejamos apagar para a reciclagem;
  2. No menu do Finder seleccionar, Finder -> Secure Empty Trash.
  3. Vai surgir uma pequena janela de confirmação e ai só têm de escolher OK para prosseguir com a remoção completa dos ficheiros ou CANCEL para abortar a operação.

É uma operação muito simples e básica mas que por vezes a pessoa nem se lembra que existe e no entanto pode-nos libertar imenso espaço em disco.

Para os que só fazem esta operação de tempos a tempos, não se admirem que demore alguns minutos até ficar concluída.


Apple for Everyone.

Go to: Apple

Labels: