hit counter
Unique Visitors

4 October 2008

Urina

Continuando na senda de temos que têm muito pouco tempo de antena na nossa comunicação social, a urina, e nomeadamente a cor da urina é um assunto totalmente desprezado pelos portugueses.

A cor da urina depende de seu conteúdo em pigmentos, tais como urocromos, urobilina, uroeritrina e bilirrubina, bem como de sua riqueza em materiais dissolvidos.

A cor da urina depende da densidade e de volume urinário ou seja de maior ou menor ingestão de líquidos ou alimentos sólidos os quais irão concentrar ou diluir o número de partículas dissolvidas.

As cores com significado patológico, são proveniente de elementos que lhe conferem cor característica, como é caso de presença de sangue e pigmentos biliares. Podem ser portanto encontradas diversas cores na urina:

Amarelo – pálido Amarelo – azulado
Amarelo – claro Vermelho – amarelado
Amarelo – âmbar Vermelho – pardacento
Amarelo - ouro Pardo – avermelhado
Amarelo – avermelhado Amarelo – escuro
Amarelo – esverdeado Amarelo citrino


Por exemplo, não sei se já repararam mas, quando bebemos cerveja, a nossa urina fica quase totalmente transparente, parece água límpida. Isto acontece porque a urina fica mais diluída, ou seja, há mais água na sua composição do que quando bebemos menos líquidos. A cerveja é composta em sua maior parte de água logo...

Para terminar, não é mau sinal a urina sair transparente, isso pode ser um reflexo que os rins estão a trabalhar bem, porém, se a urina sair sempre transparente isso pode significar que andamos a beber água em excesso (mais de 2 litros diários). Por regra, o problema é quando a nossa urina sai muito escura e arde... Nada melhor que consultar um Urologista.

Labels: