hit counter
Unique Visitors

3 January 2009

Israel - Palestina

Mais uma vez Gaza é o centro das atenções pelos piores motivos. Desde 1920 que esta é uma das zonas mais quentes do planeta no que respeita a conflitos.

É muito complicado explicar as razões de uns ou de outros e não menos difícil é explicar a história deste pedaço de terreno que tantas mortes já causou.

De uma forma rápido e não muito precisa, tudo remonta a 1000BC onde os judeus se começaram a junta nesta zona, que anos mais tarde foi separada numa área Israelita e numa área Judeia.

Entretanto, em cerca de 63 BC toda esta área foi invadida pelos Romanos que expulsaram os Judeus das suas casas obrigando-os a deixar a sua terra. Mais tarde, a Palestina é ocupada pelo Reino Unido durante a I Guerra Mundial, com a retirada dos turcos. Em 1917, o chanceler britânico, Arthur Balfour, declara o apoio de seu país ao estabelecimento de um lar nacional dos judeus na Palestina, sob a condição de ser respeitados os direitos das comunidades não-judaicas ali existentes.

Três anos mais tarde, o Reino Unido recebe um mandato da Liga das Nações para administrar a Palestina. Mas, sob a égide britânica, agravam-se os conflitos com as comunidades árabes, que possuem anseios nacionais próprios e sentem-se ameaçadas pelo sionismo.

A perseguição aos judeus pelo regime nazi de Adolf Hitler, a partir de 1933, intensifica a migração para a Palestina. A administração britânica tenta conciliar os oponentes, limitando a admissão de judeus. Mas a entrada de imigrantes clandestinos continua. Entre 1936 e 1939, uma guerra civil explode entre árabes e judeus.

Durante a II Guerra Mundial prosseguem as hostilidades na Palestina. Ingleses são alvo de ataques de grupos armados sionistas, em represália à política britânica contrária à imigração de judeus que fogem da perseguição nazista.

Com o fim da guerra, a notícia do extermínio de cerca de 6 milhões de judeus nos campos de concentração nazistas, o Holocausto, aumenta o apoio internacional à criação de um Estado judaico.

Encerrado o conflito mundial, os ingleses retiram-se e delegam à ONU a tarefa de solucionar os problemas da região. Sem uma consulta prévia aos árabes Palestinos, em 1947 a ONU vota a favor da divisão da Palestina em dois Estados. Um para os judeus, outro para os árabes Palestinos. Estes rejeitam o plano.

Em 14 de maio de 1948 é proclamado o Estado de Israel, que tem David Ben-Gurion como primeiro-ministro. Países árabes enviam tropas para impedir sua criação.

A guerra termina em Janeiro de 1949, com a vitória de Israel, que passa a controlar 75% do território da Palestina, um terço a mais do que o determinado pela ONU. O restante da área da Cisjordânia é incorporado à Jordânia. Intimidados, cerca de 800 mil árabes fogem de Israel.

Em Janeiro de 1949, o Estado realiza suas primeiras eleições parlamentares e aprova leis para assegurar o controle religioso e educacional, além do direito de retorno ao país para todos os judeus. A economia floresce com o apoio estrangeiro e remessas particulares de dinheiro.

Em 1956, Israel aproveita a crise do Canal de Suez e alia-se à França e ao Reino Unido para atacar o Egipto na península do Sinai e na Faixa de Gaza...

Por intervenção da ONU, e sob pressão dos EUA e da URSS, as tropas Israelita retiram-se da região. Em 1964, uma reunião de chefes de Estado árabes, no Cairo, cria a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Dai para cá têm sido inúmeros os conflitos entres estes dois países.
  • Julho de 2000 - Bill Clinton reúne Arafat e o premiê de Israel, Ehud Barak, para negociar a paz em Camp David. Os palestinos rejeitam proposta Israelita para a criação de um Estado palestino por considerá-la inferior às ambições palestinas em relação ao território e à questão dos refugiados. Israel diz que era o máximo que poderiam oferecer
  • Setembro de 2000 - Começa a segunda Intifadah. Em vez de pedras, palestinos lançam uma série de atentados suicidas que culminam em respostas militares israelenses. Milhares são mortos nos dois lados ao longo dos outros três anos
  • Fevereiro de 2001 - O conservador Ariel Sharon é eleito premiê
  • 2004 - Israel começa a construir muro para separar o país das áreas palestinas
  • Novembro de 2004 - Morre Arafat. Mahmoud Abbas é escolhido como sucessor.
  • Setembro de 2005 - Israel completa retirada de assentamentos da Cisjordânia
  • Janeiro de 2006 - Hamas vence eleições, mas americanos e Israelitas não reconhecem o resultado por considerar o grupo terrorista. Grupo islâmico e Fatah intensificam conflito interno palestino.
  • Junho de 2006 - Hamas passa a usar estratégia de atacar Israel com mísseis a partir de Gaza. Militar Israelitas é sequestrado. Israel lança mega operação militar contra Gaza que acaba ofuscada por ofensiva do Hezbollah na fronteira norte
  • Junho de 2007 - Após uma série de tentativas fracassadas de cessar-fogo, Hamas rompe com o Fatah e toma o poder em Gaza. Cisjordânia continua nas mãos do Fatah, que mantém negociações com Israel
  • Junho de 2008 - Israel e Hamas chegam a acordo para cessar-fogo
  • 28 de Dezembro de 2008 - Grupo palestino rompe trégua e volta a lançar mísseis contra o território Israelita. Israel responde com operação militar
Hoje li que Israel começou com a invasão terrestre. Isto promete.

Labels: ,