hit counter
Unique Visitors

6 January 2009

MacWorld 2009

E assim foi a última Macworld Expo 2009, pelo menos a última com a Apple como representante oficial.

Resumindo um pouco do que se passou, quem acompanhou nos últimos dias as notícias sobre Jobs, não estranhou ver Phil Schiller a liderar a apresentação.

Phil começou, como é hábito aliás, por falar sobre as vendas de Macs durante o último ano. Mais de 9.5 milhões de Macs vendidos, um valor nunca antes conseguido pela Apple.

De seguida deu-se início às novidades propriamente ditas. Este ano a keynote foi praticamente centrada exclusivamente no software.

O "iLife '09". Começando pelo iPhoto, são dadas 3 novas capacidades ao programa. "Face Recognition", que possibilita fazer detecção automática de caras em fotos e com isto ajudar em muito a catalogação das mesmas, "Places" que possibilita que o utilizador associe a uma foto o local onde ela foi tirada (um pouco à imagem do que o Picassa da Google já faz) e finalmente a integração do iPhoto com o Facebook e Flickr. Foram também introduzidas novas theme para os Slideshows e uma feature chamada Travel Books que é basicamente um travel book mas no computador.

O "iMovie '09". Para além de algumas correcções a nível de interface e a introdução de novos movimentos, transicções e afins, foi introduzida também uma nova feature chamada "Animated Travel Maps". Animated Travel Maps basicamete permite ao utilizador criar animações 2D e/ou 3D que mostram gráficamente por onde andou a passear. Tudo muito bonito e atractivo sem dúvida.

O "Garage Band '09" recebeu uma feature nova, que apesar de já não totalmente original, considero muito inteligente ter sido incluída. "Learn to Play", onde o utilizador tem acesso a lições dadas por músicos ou professores de música (imagem em HD). Cada lição ficará a $4.99. Nada mau comparado com o que algumas escolas de música cobram...

Todo este novo iLife '09 será enviado para as lojas a partir do final de Janeiro. Custará $79 se for upgrade e $99 se for comprado de novo.

Continuando na senda do software, foi apresentado o iWork '09 onde os principais destaques vão para o "Keynote '09" e para o "Pages '09".

O "Keynote '09" recebeu novas animações, movimentos, transições e afins mas o principal no meio disto tudo é a integração com o iPod Touch ou iPhone. Agora é possível instalar uma aplicação nesses aparelhos que vai permitir a alguém que esteja a fazer uma apresentação, controla-la através do ecrã touch. Isto é, no meu iPod posso estar a passar os slides da apresentação enquanto estou a ler no meu ecrã as notas que escrevi. Tudo isto é feito com base na tecnologia Wifi. Tudo fantástico.

Finalmente o "Pages '09". Aqui as inovações não foram muitas, prendendo-se principalmente com novos templates e afins.

Para terminar com a área do software, foi apresentada uma nova ferramenta para partilha de ficheiros online, algo já feito pela Google. Estou a falar do Google Docs. Agora a Apple apresentou algo semelhante (ainda em versão Beta, muito "a lá Google"), o iWork.com. Basicamente, um utilizador que esteja a usar o iWork pode muito rápida e facilmente publicar um documento na Internet, e através da sua partilha possibilita que outras pessoas o vejam, insiram notas, façam reparos e comentários ou até mesmo editar o documento.

Depois do software o tão esperado hardware. Mas desenganem-se os que pensaram que iam ouvir falar do novo Mac Mini ou dos novos iMacs ou até mesmo de actualizações ao chassis do iPod/iPhone.

O único produto apresentado, e que aliás já se sabia umas horas antes que o ia ser, foi o novo MacBook Pro de 17'. Com ele foi introduzida uma bateria mais duradoura (não é removivel) e que dizem durar até 8 horas. Um processador mais potente e uma gráfica igualmente mais potente. Adicionalmente a Apple decidiu que quem comprar este novo MacBook Pro pode decidir se quer o ecrã "espelhado" ou o normal. Decisão interessante... talvez por terem havido tantas pessoas a queixarem-se dos ecrãs com vidro dos novos Macs...

O novo MacBook Pro 17' iniciará a sua exportação a partir do final de Janeiro para todo o mundo.

Ainda e antes de terminar, só uma referência rápida ao iTunes onde foi anunciada a descida do preço das músicas com mais de 6 anos de iTunes de $0.99 para $0.64. Foi também dito que actualmente já existem mais de 10,000,000 de temas há disposição dos utilizadores e que no último ano foram vendias mais de 6 biliões de músicas. Um feito extraordinário sem dúvida e que vem reforçar a força do iTunes neste segmento do mercado. Foi também anunciado o iTunes Plus, onde as músicas teram mais qualidade de serão DRM FREE.

O iTunes estará também disponível na rede 3G para o iPhone tal qual a existente para redes Wifi.

A Apple lançou um pacote muito interessante, o conjunto completo incluindo iWork, MacOsX 10 e iLife apenas por $169.

A terminar, no fim da keynote e como é habitual, foi chamado ao palco um artista do mundo da música. Este ano calhou em sorte Tony Bennett.

Portanto, nada de grandes surpresas. Tudo muito tranquilo nem exaltações. Desta vez nenhum rumor se veio confirmar. Esperamos pela próxima Keynote.

Até lá.

Fotos retiradas do site Engadget.

Labels: