hit counter
Unique Visitors

9 July 2008

It's zero houres!

Existe uma pequena aplicação, chamemos assim, no Mac OSX que nos permite, de tempo a tempo, ouvir uma voz dizer as horas.


Descobri esta "feature" logo nos primeiros minutos de utilização do Mac quando apanhei um susto ao ouvir uma voz tremida e temporalmente deslocada dizer "It's one houre".

De início até pensei desligar isto para não me estar sempre a assustar mas depois decidi deixar estar, meti uma voz feminina mais doce, coloquei os avisos de hora a hora e baixei o volume da mesma. Pois bem, isto já me tem safo de ficar acordado até altas horas da manhã ou de chegar atrasado a qualquer lado. Parecendo que não dá jeito e nem se dá por ele.

Configuração:
Para configurar esta opção o utilizador pode aceder às System Preferences (Preferência do Sistema) e seleccionar "Date & Time", de seguida selecciona "Clock" (no topo da janela) e depois mais abaixo é só seleccionar "Announce the Time". Em relação às opções, o utilizador pode optar por 3 anúncios horarios: de hora a hora, de 30 em 30 minutos ou todos os quartos de hora, pessoalmente uso a primeira opção.

Adicionalmente, e ainda dentro da mesma janela do "Clock", carregando em "Customize Voice" o utilizador pode escolher uma de entre várias vozes bem como a velocidade da mesma e o seu volume.

Acesso:
É possível aceder de forma mais rápida a estas opções sem ter de passar pelo menu das Preferências, para tal basta usar o Spotlight (Cmd+Space) e digitar "Date & Time" (para quem tem o SO em Inglês). Para quem usa o QuickSilver este funciona exactamente da mesma forma.


Apple for Everyone.

Go to: Apple

Labels: ,