hit counter
Unique Visitors

1 July 2008

Mac OSX Screen Capture

Desculpas aos que não usam pc's Apple mas este post é novamente inteiramente dedicado aos Apple user's.

No Windows XP todos estávamos habituados a fazer print screens usando apenas a tecla "Print Screen", nada de especial tendo em conta que se o objectivo fosse apenas capturar uma janela ou uma parte do ecrã, tinha-mos de abrir o paint ou um editor de imagem qualquer, editar e depois guardar a imagem.

Tudo isto muito complicado tendo em conta que a maioria das pessoas não tem conhecimentos sobre editores de imagem ou tem pouco tempo em mãos para todas estas tarefas separadas!

Como em muitas outras coisas em que a Apple está passos à frente do rival, chamemos assim, também nesta matéria a Maçã dá cartas e já desde há muitas versões do seu sistema operativo que é incluída uma ferramenta para capturar o ecrã do computador.

Esta aplicação na sua versão mais recente chama-se Grab e pode ser utilizada sem sequer termos de a abrir, o que é fantástico e que mais uma vez reforça o espírito da Apple em tornar tudo simples nos seus produtos. Para quê mais uma tecla a encher o teclado se podemos fazer o mesmo e muito mais com as teclas básicas existentes?

Pois bem, é mesmo sobre isso que este texto trata, os atalhos para capturar o ecrã no Mac OSX, divirtam-se.
  1. Para capturar por completo o ecrã, carreguem em Command+Shif+3 e o resultado será automaticamente guardado no desktop;
  2. Para capturar por completo o ecrã mas guardar o resultado numa pasta espicífica, carreguem em Command+Control+Shif+3;
  3. Para capturar apenas uma parte do ecrã, carreguem em Command+Shift+4 para aparecer um alvo e depois é só clicar e arrastar o rato pela área a capturar e o resultado será guardado no formato PNG, mais uma vez no desktop (ou em PDF se usarem uma versão anterior ao OSX Leopard);
  4. Para capturar uma janela específica, carreguem em Command+Shift+4 e depois na barra de espaços. O cursor vai mudar para a imagem de uma câmara e depois podem-no mover pelo desktop. Enquanto movem o cursor sobre uma janela essa irá ficar sobressaída não sendo preciso que esteja totalmente visível para que seja toda capturada. Quando temos o cursor sobre a janela que queremos é só clicar e voilá, o resultado será guardado no formato PNG, mais uma vez no desktop (ou em PDF se usarem uma versão anterior ao OSX Leopard);
  5. Se aos dois atalhos anteriores acrescentarem CTRL, o resultado passa a ser gravado numa pasta à escolha pelo utilizador.
  6. Por fim, têm o GRAB, que vem substituir o Capture e que para o acederem basta ir à pasta Applications > Utilities ou para quem usa o Quick Silver basta escreverem Grab. Esta aplicação faz tudo o que os atalhos anteriores fazem e ainda podemos contar com inúmeras outras opções. É só explorar.
Divirtam-se.

Labels: , ,