hit counter
Unique Visitors

5 July 2008

Mac OSX SnowLeopard

Muito se tem falado no novo sistema operativo Windows Seven (será que este será mais um pecado mortal) e muito se tem começado a falar também no novo SO da Apple, SnowLeopard.

Há umas semanas atrás, apresentado por Steve Jobs na WWDC 2008, vai ser um sistema operativo na mesma linha visual do Leopard contudo consideravelmente mais leve e com novas potêncialidades onde a que mais se tem destacado e especulado é a framework multitouch e a possibilidade de ser lançado um tablet mac que não seria mais do que um ipod em formato gigante.

O novo sistema operativo será mais leve na media em que muitas das actuais aplicações diminuiram o seu espaço em disco, terá suporte para 64 Bits por forma a lidar com as enormes quantidades de memória que são acrescentadas a hardware avançado, - até um valor teórico de 16 TB de RAM, ou seja, 500 vezes mais do que aquilo que é possível actualmente.

Uma nova tecnologia OpenCL (Open Compute Library), faz com que seja possível tirar partido dos muitos gigaflops de potência de processamento actualmente bloqueados na unidade de processamento gráfico (GPU). Com as GPUs a aproximarem-se de um trilião de operações por segundo, são capazes de fazer significativamente mais do que apenas desenhar imagens. O OpenCL utiliza essa potência e redirecciona-a para processamento de utilização geral.

Compatibilidade com Microsoft Exchange e capacidades multicore com o “Grand Central”, um novo conjunto de tecnologias integradas no Snow Leopard que proporciona suporte inigualável para sistemas multicore no Mac OS X. Mais núcleos de processamento, e não maiores velocidades de relógio, são os responsáveis pelo aumento do desempenho nos processadores modernos. O Grand Central permite tirar todo o partido da capacidade de processamento, fazendo com que todo o Mac OS X aceda aos diversos núcleos e optimizando-o para distribuir tarefas entre diversos núcleos e processadores. O Grand Central também faz com que seja muito mais fácil para os programadores criarem programas que tiram o máximo de partido da potência dos sistemas multicore.


Apple for Everyone.

Original: Apple

Labels: , ,